.

 



O Teatro Tobias Barreto (TTB) foi inaugurado em 17 de março de 2002, dia em que se comemora o aniversário de Aracaju. É o mais novo e maior teatro do Estado de Sergipe. O TTB também é considerado um dos mais modernos espaços cênicos do país. 

O teatro leva o nome de uma figura marcante da intelectualidade sergipana: o poeta, jornalista, advogado e deputado provincial, Tobias Barreto.

ARQUITETURA

O Teatro Tobias Barreto destaca-se em Sergipe enquanto obra arquitetônica pertencente ao patrimônio público, de valor universal, do ponto de vista da arte e da ciência. O prédio foi projetado pelo arquiteto Rui Carvalho de Almeida e destaca-se pelas formas geométricas bem definidas, tanto na fachada quanto nos espaços internos.

Graças ao TTB, a vida cultural na capital sergipana ganhou mais estímulo, pois sua construção permitiu que a cidade passasse a ser inserida no circuito nacional e internacional das grandes produções.

O teatro possui um sofisticado sistema de iluminação e de refrigeração, controlado por mesa computadorizada, permitindo uma recepção auditiva em todos locais da platéia, bem como direcionando ar para todo o ambiente.

O Teatro Tobias Barreto destaca-se em Sergipe enquanto obra arquitetônica pertencente ao patrimônio público, de valor universal, do ponto de vista da arte e da ciência.

ESTRUTURA

O Teatro Tobias Barreto (TTB) possui 1.328 poltronas, divididas entre platéia e mezanino, 11 camarins, seis salas para tradução simultânea, uma para ensaio de orquestra e uma para ballet, além de foyer que pode ser utilizado para exposições. O espaço cultural conta ainda com espaços para pequenas recepções, oficinas de teatro, área livre e estacionamento.

Fotos: Fabiana Costa/Secult



DIREÇÃO

A diretoria do Teatro Tobias Barreto (TTB) é responsável por planejar, desenvolver, acompanhar e avaliar todas as ações artísticas e culturais realizadas pelo Teatro, bem como zelar pelos fluxos administrativos. Também é ela que coordena a programação e uso dos espaços internos do teatro.

Diretora Geral
 SIMONE FONTES
Telefone: (79) 3179-1490
E-mail: simone.fontes@cultura.se.gov.br

ENVIAR
IMPRIMIR